3ºC
Jonathan Mezalina de Azevedo
O que é ser superior? O que é ser violento? Ou, o que é ser agressor?
Muitas vezes, as pessoas procuram por meio da agressão física e verbal, sentirem-se superiores às demais. Isso acontece muitas vezes dentro das escolas, tanto públicas quanto particulares.
O "bullying" é uma forma que o “agressor” encontra de ridicularizar a sua “vítima”, sempre com platéia próxima, que são os famosos “espectadores”.
Este é muito comum em ambiente escolar, através de agressões físicas e verbais, ameaças, brigas, chantagens, apelidos etc. Essa prática vem se espalhando cada vez mais na sociedade do século XXI, não só nas escolas, mas em todos os lugares de relação desigual de poderes.
O "bullying" não está sendo praticado somente pelos jovens, mas sim por todas as pessoas, sejam elas, crianças, jovens, idosos, homens ou mulheres. Muitas vezes, ou em sua maioria a “vítima” aceita todo o seu sofrimento sem dizer nada a ninguém, porém se transforma em uma pessoa triste, depressiva e sem perspectivas de lutar pelos seus direitos, nesse caso podendo até optar pelo suicídio.
Se as escolas elaborassem planos de ação em que valores de respeito, amor, companherismo e cidadania fossem constantemente abordados, estariam contribuindo para que a prática do "bullying" venha a se extinguir das escolas e da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário