3°C
Bruna Ferreira
Éric de Lima
Jéssica Carolina
Um fato que chama muito a atenção na atualidade é o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, que as melhores classificações são sempre de escolas particulares.
Pensando no ensino privado notamos maior dedicação dos alunos, interesse e atenção são palavras-chaves na escola, ora por estarem pagando a instituição e uma super cobrança dos pais, ora por estarem se preparando desde pequenos para o futuro.
Nas escolas públicas a história é mais complicada. Alunos vão à escola para conversar, brincar ou simplesmente por obrigação. Já os professores, na maioria das vezes estão desmotivados, pois não conseguem exercer sua função, e a direção... se esforça, porém raramente é possível um retorno benefício.
E mais do que importante, hoje em dia o ENEM é essencial para conseguir uma vaga na universidade, seja ela privada ou pública. Sendo assim, o esforço no ensino gratuito deveria ser maior, deveria haver mais dedicação e mais facilidade ao acesso de materiais de estudo. Talvez, o último argumento já seja viável, porém o aluno não tem a ação "apoio".
Sabemos que há estudantes interessados e outros não, que mesmo não tendo condições, vão em busca do seu sonho e realizam-no. Vemos que isso pode servir de incentivo aos que buscam o que almejam, entretanto os alunos que não se preocupam com a situação futura, tendem a esperar que a vida lhes ensine.
Mas se continuarmos a agir assim, as nossas vagas na universidade serão ocupados por filhos de pessoas com ótimas condições financeiras e o nosso futuro dependerá de um salário mínimo, tudo isso devido a falta de interesse de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário