terça-feira, 29 de junho de 2010

A má distribuição de renda no Brasil

3º F
Amanda Acacio
Jonathan Henrique
Laíza Lima

Dados divulgados pelo IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) mostram que a concentração da riqueza no Brasil é desumana.
Segundo o IPEA, 75% das riquezas do país, estão nos bolsos de 10% da população brasileira, e os outros 25% apenas (ou seja, o resto), estão com 90% dos brasileiras.
A vergonha que representa esse quadro desumano é mais para chorar, não para sorrisos, pois a maior parte da riqueza do país fica com pequena parte da população, enquanto a maior parte da população divide o restante, o que é pouco.
A má distribuição de renda consiste na divisão do capital (riqueza) de maneira desigual, poucos concentram a maior parte da riqueza, enquanto muitos permanecem em situação de pobreza. Daí conhecemos a denominada: "Concentração de renda".
A maioria pobre é prejudicada por não ter acesso as necessidades básicas do cidadão: educação de qualidade, saúde, trabalho digno, etc. Somente se desenvolve neste país quem tem como pagar pelos serviços que deveriam ser oferecidos pelo governo gratuitamente.
A situação de desigualdade de renda está longe de ser solucionada, já que as famílias pobres não contam com um planejamento familiar, o que ocasiona um número maior de pessoas dividindo um número cada vez menor de recursos, isto já sem o mencionado problema aos acessos a serviços básicos, previstos e elaborados pelo governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário