quarta-feira, 30 de junho de 2010

O que são drogas ?

3.F
Giovanna de Freitas Bin


Drogas são substâncias que alteram o comportamento das pessoas que as consomem. Com o uso contínuo de drogas, o corpo vai adquirindo mais resistência, obrigando-o a tomar quantidades cada vez maiores para obter os mesmos efeitos (tolerância). Geralmente, junto com a tolerância vem a dependência física.
O uso vem aumentando entre os jovens , tornando-se um problema social, ela é um fenômeno bastante antigo na história da humanidade e constitui um grave problema de saúde pública, com sérias consequências pessoais e sociais no futuro dos jovens e de toda a sociedade.
No Brasil, o panorama mudou completamente nas últimas décadas. No entanto, levantamentos realizados a partir de 1987 pelo Centro Brasileiro de Informações sobre as Drogas Psicotrópicas da Universidade Federal de São Paulo (CEBRID) têm documentado uma tendência ao crescimento do consumo. Em 1997, o CEBRID mostrou que existe uma tendência ao aumento do consumo dos inalantes, da maconha, da cocaína e de crack em determinadas capitais. No entanto, o álcool e o tabaco continuam de longe a ocupar o primeiro lugar como as drogas mais utilizadas ao longo da vida.
Estatísticas

DROGAS MAIS CONSUMIDAS POR JOVENS
ALCOOL 77,5%
SONÍFEROS 2,1%
TABACO 27,4%
COCAÍNA 0,7%
INALANTES 17,9%
CALMANTES 3,9%
MACONHA 3,4%


http://brasileiro.tripod.com/Drogas/Index.html

terça-feira, 29 de junho de 2010

A má distribuição de renda no Brasil

3º F
Amanda Acacio
Jonathan Henrique
Laíza Lima

Dados divulgados pelo IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) mostram que a concentração da riqueza no Brasil é desumana.
Segundo o IPEA, 75% das riquezas do país, estão nos bolsos de 10% da população brasileira, e os outros 25% apenas (ou seja, o resto), estão com 90% dos brasileiras.
A vergonha que representa esse quadro desumano é mais para chorar, não para sorrisos, pois a maior parte da riqueza do país fica com pequena parte da população, enquanto a maior parte da população divide o restante, o que é pouco.
A má distribuição de renda consiste na divisão do capital (riqueza) de maneira desigual, poucos concentram a maior parte da riqueza, enquanto muitos permanecem em situação de pobreza. Daí conhecemos a denominada: "Concentração de renda".
A maioria pobre é prejudicada por não ter acesso as necessidades básicas do cidadão: educação de qualidade, saúde, trabalho digno, etc. Somente se desenvolve neste país quem tem como pagar pelos serviços que deveriam ser oferecidos pelo governo gratuitamente.
A situação de desigualdade de renda está longe de ser solucionada, já que as famílias pobres não contam com um planejamento familiar, o que ocasiona um número maior de pessoas dividindo um número cada vez menor de recursos, isto já sem o mencionado problema aos acessos a serviços básicos, previstos e elaborados pelo governo.

Risco de aborto após inseminação artificial é maior em mulheres acima do peso

3ºD
Debora Cardoso Mouta
Karen Batista Caron

Mulheres acima do peso têm um risco muito mais alto de aborto após uma fertilização in vitro, na comparação com mulheres esbeltas, diz uma nova pesquisa.
Os médicos já sabiam há tempos que mulheres pesadas tendem a sofrer mais com abortos e outras complicações da gestação depois de engravidar naturalmente, mas os dados quanto a técnicas de reprodução assistida eram divergentes.
Médicos britânicos acompanharam todas as 318 mulheres de uma clínica de Londres que engravidaram depois de passar por fertilização in vitro de 2006 a 2009, e dividiram-nas de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC).
Mulheres com IMC de 18 a 24 foram consideradas normais. As com IMC de 25 ou mais foram consideradas como de sobrepeso, e as acima de 30, como obesas.
Depois de aplicar correções estatísticas para ajustar fatores que poderiam afetar os resultados - como idade, consumo de tabaco, histórico médico - os pesquisadores determinaram que as mulheres com sobrepeso ou obesas têm muito maior risco de aborto que as magras.
A pesquisa foi apresentada em Roma, numa reunião da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia.
Entre as mulheres de peso normal, 22% das que usaram fertilização in vitro na clínica tiveram aborto. Mas entre as mulheres de sobrepeso e obesas, o risco foi de 33%.
Para mulheres que conceberam naturalmente, a taxa de aborto pode variar de 4% a 23% durante o primeiro trimestre, dependendo da idade e histórico médico. Especialistas dizem que o risco para mulheres acima do peso ou obesas pode ser de três a quatro vezes maior que para mulheres de peso regular.
"Um dos melhores tratamentos de fertilidade é perder peso", disse o médico Richard Grazi, diretor de infertilidade e endocrinologia reprodutiva do Centro Médico Maimonides, de Nova York.

Chuteira Nova da Nike

3° C
Mateus
Rubens
Sérgio


Na Copa do Mundo de 2.010 a marca Nike oferece chuteiras novas, que vêm modeladas para seus jogadores. As chuteiras são apropriadas para o campo da África do Sul, mais conforto e habilidade na hora de finalizarem uma grande jogada. Muitos jogadores famosos são patrocinados pela Nike, e as chuteiras são destinadas para o jogador com a uma pequena bandeira do seu país.
A chuteira possui as seguintes características:
• Nas cores, prata, laranja, preta e branca;
• Seus cravos são de titânio;
• Suas letras são pretas.
A tecnologia Nike oferece amortecedores no calcanhar.
Enfim, a nova chuteira da Copa do Mundo de 2.010 é totalmente apropriada para o grande evento e para o maior aproveitamento nas partidas. O país campeão da Copa receberá uma prêmio da Nike, uma chuteira oficial de Ouro.

Mulheres são maioria na compra e venda

3°E
Emanuelle Alves
Gisele G. de Farias
Guilherme Ribeiro
Stephanie Bianca
Vanessa Marcia

Associação afirma que participação feminina em empreendimentos cresceu no ABC. Pesquisa as mostra na frente das compras de família.
Elas são líderes no consumo e já se aproximam também do topo das vendas. A participação feminina no comando de suprimentos na região é cada vez maior, de acordo com a Vice–presidente da ACISA (Associação Comercial de Santo André), Selma Cobro. “O Comércio está nas mãos das mulheres. Elas lideram as compras e estão no comando dos negócios”, afirmou.
A administradora acredita que o público feminino já representa mais de 50% dos empreendimentos. “Elas vão além das lojas de roupa, e se arriscam em ramos como alimentação e educação”, afirma Selma.
Consumo: E quando o assunto é compras, elas continuam no comando. Pesquisa inglesa da companhia One Poll mostra que, aos 63 anos, uma mulher terá gasto 25 mil horas comprando para ela e para a família. A moradora de São Bernardo do Campo, Vilma Bereosa, 39 anos, disse que escolhe as roupas para o filho e o marido “não tem jeito, sou eu quem compra as coisas para todo mundo lá em casa. Minha filha adolescente é quem mais pede roupas”. Vilma não se considera consumista e diz controlar as finanças de casa. “Mas se pudesse, comprava as peças de roupa nova toda semana”.
“Hoje a mulher se controla mais nas compras porque também trabalha e valoriza o seu salário”.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Eleições

3°D
Hellen
Vinícius
Leonardo
Thiago

Todo ano de eleições é sempre um ano complicado. Aquela dúvida cruel de não saber em quem votar, se quem você vai eleger é realmente e pessoa “certa”, se irá votar nulo ou não. No Brasil, aproximadamente 2.866.205 dos votos são brancos, o que equivalem a 2,73% e 5.957.207 são votos nulos, equivalente a 5,68%. Parece pouco, mas faz bastante diferença. Agora, por que será que tantas pessoas optam pelo voto branco ou o nulo? Existem várias respostas. Por dúvida, medo de eleger e pessoa “errada”, por simplesmente não gostarem de política ou apenas por não buscarem saber qual é o melhor candidato e preferem não arriscar.
A questão é que é direito da população votar, quem não vota, não elege ninguém, depois, mais para frente não terá razão nenhuma de cobrar do político tudo o que ele prometeu. Você pode cobrar tudo o que os políticos dizem fazer e não fazem, mas para isso, é necessário votar. O dia da eleição é sempre feriado nacional. Até 1965 as eleições estaduais e nacionais foram realizadas em 03 de outubro, mas os militares mudaram a data para 15 de novembro (Dia da República, um feriado militar).
A votação é considerada um direito e um dever no Brasil, portanto, a inscrição e o voto são obrigatórios, entre as idades de dezoito e setenta anos. Analfabetos votam, mas o seu cartão de eleitor identifica o seu estatuto, e devem assinar a lista de votação com uma impressão digital no dia da eleição. A Constituição de 1988 reduziu a idade de voto, permitindo dezesseis e dezessete anos de idade para votar, numa base voluntária.
O Brasil foi o primeiro país do mundo a ter plenamente eleições eletrônicas. O principal objetivo da máquina de votação brasileiro é sua extrema simplicidade, tentando não tornar o dia de votar mais desagradável do que já é.
Nunca tem como saber se a pessoa que estamos votando é a ideal para aquele cargo, nunca nenhum político irá conseguir cumprir com todas as suas promessas. O que podemos fazer é analisar qual a melhor opção e fazer a nossa parte, que é votar. Somos nós que devemos decidir o que é melhor.

Escolha do futuro

3o.C
Caroline Bolonhesi
Camila R. Batista
Daniella Candido

Na vida da maioria dos jovens, ocorre a dúvida de qual profissão seguir. É necessário ter certeza do caminho, pois é algo que vai se levar para o resto da vida.
Nós jovens, podemos encontrar ajuda em sites que falam sobre profissões e suas características, e também para ver com qual delas melhor nos identificamos.
Além disso, também temos que olhar para a área financeira, e disponibilidade no mercado de trabalho.
Uma das opções de profissão que está em alta é Técnico de Redes de Computadores. É uma área que a cada dia se renova; sempre tem novidades e novas tecnologias. Por isso, é necessário profissionais que estejam ligados a novas tecnologias e com a internet. O que pode nos ajudar muito a entrar numa faculdade é o Pro–uni, em que você faz a prova, e tendo um bom resultado pode conseguir bolsa de 50% até 100%.

sábado, 26 de junho de 2010

Basquetebol

3°C
Redator
Felipe Martins da Silva
Assistentes
Bruno de Lima Wenceslau
Eduardo Lopes
Emerson Macedo Galhardo
Felipe Almeida
Silvano Rossi

Origem - O basquetebol surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física.

Primeira partida da história - O primeiro jogo de basquete que temos conhecimento e registro foi realizado no dia 20 de Janeiro de 1892. Foram formadas duas equipes da associação Cristã de moços de Springfield. Este jogo foi interno e não foi presenciado pelo público. Somente no dia 11 de março deste mesmo ano uma partida pôde ser assistida pelo público de fora da associação.

Formalização da regras – Durante dois anos os jogos só eram realizados na associação Cristã e as regras ficaram restritas a este local. Em 1894, profissionais da União Atlética Amadora tomaram conhecimento do novo esporte e resolveram formalizar as regras.
No ano de 1896, foi realizado o primeiro jogo feminino de basquete pelas alunas da Universidade de Stanford.
Nos primeiros anos do basquete ainda não havia uma bola especifica para este esporte. As partidas eram realizadas com uma bola de futebol. Porém no ano de 1894, a Chicope Falls, empresa de Massachusetts, desenvolveu a primeira bola de basquete.

Basquete espalha-se pelo mundo – Foi somente no começo de século XX que o basquete começou a se espalhar pelos quatro cantos do mundo. Ligas e federações começaram a organizar campeonatos e o esporte, de tão popular, começou a fazer parte dos jogos olímpicos. Atualmente, o basquete é muito praticado no mundo todo. Além de estar organizado profissionalmente, este esporte é presença obrigatória nas aulas de Educação Física de escolas e faculdades brasileiras.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Riqueza na mão de poucos

3ºC
Aline C. Fernandes
Amanda Hipólito
Franciny França
Thiago Alexandre
Vanessa C. Fernandes

Apesar dos avanços no combate a concentração de renda, o Brasil ainda é conhecido internacionalmente como uma das sociedades mais desiguais do planeta.
O Brasil tem avançado em seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) medida comparativa entre países que engloba riqueza, educação e expectativa média de vida. O dado divulgado desde 1993 pelo programa das Nações Unidas para o desenvolvimento. Em 2006 (número anunciado em 2008), a nação alcançou o índice de 0,807%, separando o do ano anterior que foi 0,800% (quanto mais próximo de 1, melhor o desenvolvimento humano de um país).
O país é conhecido internacionalmente como a sociedade mais desigual do planeta, e esse fato tem atrapalhado sua performance no ranking do IDH, já que a renda nacional é um dos elementos a considerar.

Na hora certa

3°F
Ananda Caroline Ribeiro

Meio século após ser criada, a pílula anticoncepcional ainda é tratada com preconceito, mesmo beneficiando muitas mulheres e adolescentes na escolha do momento apropriado de ter um filho.
Porém hoje em dia, ainda existe resistência à pílula, muitas vezes por falta de informação ou por conservadorismo de algumas pessoas que acabam impedindo o avanço nesta área.
Na adolescência, há também uma certa resistência, devido a falta de informação, como já disse, dúvidas, falsos mitos e até mesmo a própria família que repreende as jovens. Isso infelizmente acaba distanciando as jovens desse método contraceptivo, resultando em uma gravidez fora de hora.
Nesta fase em que vivemos, é essencial pensar no futuro, mas muitas vezes, os “hormônios falam mais alto” que a razão e não havendo um planejamento, sonhos e metas são interrompidos. Por isso é muito importante se cuidar e ter a consciência de que tudo tem seu momento certo.

Grupo Polegar

3ºD
Letícia Rangel


O Grupo Polegar marcou época no final dos anos 1980 e início dos anos 1990 sendo recorde de público em quase todas as cidades em que se apresentavam por todo o Brasil e em vários países da América do Sul, sendo considerado por muitos o fenômeno musical da época. Lançados no ano de 1990, logo no primeiro álbum, a banda lançou canções como "Dá Pra Mim".O tecladista Alan Frank se formou em Medicina e se especializou em Oftalmologia, já tendo trabalhado também na Aeronáutica; já o vocalista e baixista Alex Gill gravaram um álbum solo, além de se tornar produtor musical e compositor; Rafael Ilha ex-guitarrista se dedica a uma clínica de pacientes dependentes químicos de drogas; Ricardo Costa ex-baterista se tornou bacharel em Direito além de ter dirigido uma emissora de rádio no interior de São Paulo. Com a experiência de anos de estrada, os 3 integrantes da formação original do Polegar Alan, Alex e Ricardo se reuniram em 2004 com o amigo Fernando Kitagawa, professor de bateria e música; também produtor musical, que acompanhou todo o sucesso da banda em sua trajetória. Novamente em 2005 a banda encerra suas atividades e cada um dos integrantes volta a seguir suas carreiras paralelas.

Provavelmente você deve se lembrar da canção “Dá Pra Mim”, sucesso dos anos 1990, ou não. O hit era cantado por crianças e adolescente e se agora as jovens se esgoelam por Justin Bieber, Jonas Brothers.
E agora? Por onde anda o grupo?

Pelo menos eu sei de um que anda mexendo com drogas e tentando se suicidar, não é mesmo Rafael Ilha?

Lamentável?

No entanto os integrantes Alex Gill e Fernando Kitagawa continuam juntos até hoje compondo e produzindo; além de se apresentarem cantando e tocando em eventos por todo Brasil. Sucesso Da Pra Mim com maior numero de copias.

É lamentável a situação do Rafael ilha!!!!

Violência nas escolas: A prática do "bullying"

3ºC
Jonathan Mezalina de Azevedo

O que é ser superior? O que é ser violento? Ou, o que é ser agressor?
Muitas vezes, as pessoas procuram por meio da agressão física e verbal, sentirem-se superiores às demais. Isso acontece muitas vezes dentro das escolas, tanto públicas quanto particulares.
O "bullying" é uma forma que o “agressor” encontra de ridicularizar a sua “vítima”, sempre com platéia próxima, que são os famosos “espectadores”.
Este é muito comum em ambiente escolar, através de agressões físicas e verbais, ameaças, brigas, chantagens, apelidos etc. Essa prática vem se espalhando cada vez mais na sociedade do século XXI, não só nas escolas, mas em todos os lugares de relação desigual de poderes.
O "bullying" não está sendo praticado somente pelos jovens, mas sim por todas as pessoas, sejam elas, crianças, jovens, idosos, homens ou mulheres. Muitas vezes, ou em sua maioria a “vítima” aceita todo o seu sofrimento sem dizer nada a ninguém, porém se transforma em uma pessoa triste, depressiva e sem perspectivas de lutar pelos seus direitos, nesse caso podendo até optar pelo suicídio.
Se as escolas elaborassem planos de ação em que valores de respeito, amor, companherismo e cidadania fossem constantemente abordados, estariam contribuindo para que a prática do "bullying" venha a se extinguir das escolas e da sociedade.

Os Estádios da Copa

3ºD
Felipe Medina
Fernando
Ingrid
Marcela
Luane

Peter Mokaba
O Peter Mokaba foi construído na cidade de Polokwane, no norte da África do Sul, e será um dos nove estádios que sediará os jogos da Copa do Mundo da África do Sul de 2010.
Com capacidade de 45 mil espectadores, o estádio contará com um placar eletrônico, novos holofotes, sistemas de som de alta qualidade, proteção contra incêndio e também com um sistema de segurança.
O nome do estádio foi uma homenagem a um dos grandes ativistas políticos na luta com o Apartheid Social. Peter nasceu e morreu em Polokwane e, devido as suas idéias, se tornou exemplo para os sul-africanos.


Soccer City
O Soccer City é o maior principal estádio de futebol da África do Sul e é a sede da Associação de Futebol Sul-Africana.
Construído em 1987, em Johanesburgo, foi placo de algumas das mais memoráveis partidas da história do país. Em 3 de fevereiro de 1996, os 80 mil torcedores nele presente puderam acompanhar uma emocionante final de campeonato, quando o Bafana Bafana, como é conhecida a seleção nacional, derrotou a Tunísia pelo Copa das Nações da África.
Será realizada a primeira partida da Copa e também a grande decisão do mundial. Sua capacidade será aumentada de 80 mil para 94 mil pessoas.


Ellis Park Stadium
Inaugurado em 1927, o Ellis Park Stadium é um dos estádios que vai receber jogos da Copa do Mundo de 2010.
Apesar da capacidade inicial para mais de 59 mil espectadores e de ser o estádio mais moderno do país as reformas (que terminam em Junho desse ano) deverão aumentar para 70 mil o número máximo de espectadores.
A segurança é um dos pontos principais na reforma da obra. Além de muitas câmeras, a polícia já vem reforçando a sua patrulha na região próxima ao local.
O estádio deverá receber um dos jogos das semifinais da Copa do Mundo de 2010 e está localizado em Johanesburgo.



Loftus Versfeld
O estádio Loftus Versfeld encontra-se a 2km do centro de Pretória, tem capacidade para 45mil pessoas, foi construído em 1906 e desde 1977 tem passado por constantes restaurações.É a casa do time sul-africano Sundowns Football Club e era um local para a prática de Rugby. O futebol começou a ser jogado no estádio apenas no final do apartheid social trazendo mudanças significativas no modo de pensar e agir da população da África do Sul.
Para a Copa do Mundo de 2010, holofotes, placares e sistemas de som estão sendo atualizados e está sendo designada uma área para a mídia no nível mais baixo do oeste do estádio.

Nelson Mandela Bay
O estádio Nelson Mandela Bay está sendo construído na cidade de Port Elizabeth para sediar a Copa do Mundo de 2010 e ficará pronto em 2009.
Com capacidade para 50 mil espectadores, o estádio Nelson Mandela Bay será palco de 5 jogos da primeira fase, 1 jogo das oitavas-de-final, 1 das quartas-de-final e da disputa de terceiro lugar da Copa do Mundo de 2010.
O estádio está entre os grandes investimentos para a Copa do Mundo de 2010, sendo um dos 3 mais altos para a competição. São 1,1 bilhões de Rande (aproximadamente 270 milhões de reais) investidos em 150 suítes VIP, 60 suítes de negócios, além de loja de roupas de esporte, ginásio e 500 vagas de estacionamento.

Mbombela Stadium
O estádio Mbombela Stadium está sendo construído na cidade de Nelpruit, fica a 7km do centro da cidade, e terá capacidade para 40mil torcedores.
É provável que o estádio realize jogos da primeira e segunda rodada do Mundial de 2010.
Além do futebol o estádio também poderá ser utilizado para partidas de Rugby, esporte tradicional na África do Sul, e também para a realização de grandes eventos.

Descrevendo a sociedade para uma criança cega

3ºE
Daniele
Iasmim
Jackson
Jussara
Leonardo

Hoje o dia está nublado e choveu um pouco, coloque sua mão debaixo desta torneira, isto é o que chamamos de chuva. E o frio, é este ventinho gelado que bate em seu rosto. Nessa bacia tem água, coloque sua mão até sentir o fim da bacia, isto na maioria das vezes acontece quando chove em alguma ruas, cidades, é o que chamamos de enchente.
Estamos andando em uma calçada, em uma grande avenida e, esses barulhos contínuos que você escuta são de carros, motos, caminhões e outros automotores. Alguns barulhos são mais altos ou parecem ser mais velozes porque os motoristas têm pressa e não sabem que a qualquer momento podem perder o controle, bater e machucar alguém da mesma forma que você se machucou quando caiu da cama.
Estamos em frente a um bar onde tem um casal conversando e um grupo de amigos bebendo numa mesa. Na TV vejo passar a notícia de que um político, aquele que é responsável pela nossa cidade; foi preso, o motivo , ele usou o dinheiro que era importante para a preservação ambiental para luxo pessoal. Outra notícia é que o Brasil, que vende produto para outros países, está crescendo economicamente, é o que acontece com você quando pede presente para sua mãe e brinca com eles e às vezes você muda, não quer mais brincar, quer estudar, isto é o que acontece no BR.
Agora o caminho é calmo porque a rua é vazia e os carros estão parados. Chegamos em casa, daqui prá frente o caminho você conhece e sabe por onde ter cuidado.
Boa tarde querida !

O passado reflete no futuro

3°C
Bruna Ferreira
Éric de Lima
Jéssica Carolina

Um fato que chama muito a atenção na atualidade é o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, que as melhores classificações são sempre de escolas particulares.
Pensando no ensino privado notamos maior dedicação dos alunos, interesse e atenção são palavras-chaves na escola, ora por estarem pagando a instituição e uma super cobrança dos pais, ora por estarem se preparando desde pequenos para o futuro.
Nas escolas públicas a história é mais complicada. Alunos vão à escola para conversar, brincar ou simplesmente por obrigação. Já os professores, na maioria das vezes estão desmotivados, pois não conseguem exercer sua função, e a direção... se esforça, porém raramente é possível um retorno benefício.
E mais do que importante, hoje em dia o ENEM é essencial para conseguir uma vaga na universidade, seja ela privada ou pública. Sendo assim, o esforço no ensino gratuito deveria ser maior, deveria haver mais dedicação e mais facilidade ao acesso de materiais de estudo. Talvez, o último argumento já seja viável, porém o aluno não tem a ação "apoio".
Sabemos que há estudantes interessados e outros não, que mesmo não tendo condições, vão em busca do seu sonho e realizam-no. Vemos que isso pode servir de incentivo aos que buscam o que almejam, entretanto os alunos que não se preocupam com a situação futura, tendem a esperar que a vida lhes ensine.
Mas se continuarmos a agir assim, as nossas vagas na universidade serão ocupados por filhos de pessoas com ótimas condições financeiras e o nosso futuro dependerá de um salário mínimo, tudo isso devido a falta de interesse de cada um.